Os moradores da comunidade Titaras, na região do Brejo da Onça, em São Miguel do Tapuio, alegam que estão sofrendo com problemas no fornecimento de água há cerca de 20 dias, e precisam se deslocar para outras comunidades para lavar roupa, tomar banho e até para buscar água para fazer a comida e para beber
"Algumas pessoas estão indo pra outras comunidades para lavar roupa, tomar banho e até levar água para suas casas pra beber. Além das pessoas estarem passando por dificuldades de água para suprir suas necessidades, os animais estão morrendo de sede. Estamos cobrando incansavelmente e o prefeito não toma nenhuma atitude em relação à isso", testemunhou um morador à redação do Diário dos Carnaubais.
"Parte dos moradores dependem da água do poço que foi cavado na gestão anterior já faz um tempo, na comunidade não tem energia. A água do poço é bombeada através de um motor, e o motor fica maior parte do tempo no prego. E nesse período de seca o consumo de água é muito grande, tanto das pessoas e principalmente dos animais que não têm aonde beber. Dependem de lá", continuou o morador.
A comunidade Titaras possui cerca de 20 famílias e também não possui uma rede de distribuição de energia elétrica. Alguns moradores se esforçaram para instalar um sistema de captação de energia solar para suprir as necessidades básicas, como iluminação e geladeira.
Ainda segundo os moradores, o único poço da comunidade, instalado na antiga escola, funcionava à base de um motor que vive com problemas. Neste sábado (18) uma equipe da prefeitura esteve no local e substituiu o equipamento. Porém, a substituição não resolveu o problema pois a água não consegue subir e encher a caixa d'água que faz a distribuição para as residências.
Outra reivincação da comunidade é a instalação de um posto de saúde nas dependências da antiga escola, que está desativada, e uma van para o transporte das crianças que estudam há cerca de 8km e são transportadas em uma caminhonete, ficando assim expostas a riscos de acidentes.
Os moradores pedem providências à gestão pública de São Miguel do Tapuio no sentido de ter esses problemas resolvidos a fim de experimentarem dias menos sacrificosos na comunidade.
Comentários: