Diário dos Carnaubais

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Notícias/Brasil

Famílias do Piauí que residem no Rio Grande do Sul relatam drama após enchentes

Uma destas pessoas é o trabalhador de serviços gerais, Auricélio Gonçalves da Costa, que há 12 anos reside na cidade de Guaíba, fortemente atingida pelas chuvas

Famílias do Piauí que residem no Rio Grande do Sul relatam drama após enchentes
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Famílias naturais de Pio IX que residem no Estado do Rio Grande do Sul relataram o drama vivenciado após as enchentes que atingiram mais de 400 cidades gaúchas. O Cidadeverde.com/picos conseguiu contatar duas famílias que perderam tudo e estão abrigadas em alojamentos públicos e casa de familiares.

Uma destas pessoas é o trabalhador de serviços gerais, Auricélio Gonçalves da Costa, que há 12 anos reside na cidade de Guaíba, fortemente atingida pelas chuvas. Ele relata que conseguiu retirar a esposa e os três filhos de casa com a água na altura do pescoço.

"Eu moro aqui há 12 anos e com as enchentes perdemos tudo. Estamos ficando em abrigo até as coisas voltarem ao normal. Na enchente, a água subiu muito rápido e cobriu o teto da nossa casa. Conseguimos sair as pressas, água dando na altura do pescoço"disse o trabalhador.

Auricélio Costa ainda revelou que atuamente estão abrigados em um alojamento público (quadra poliesportiva) ao lado de outras 500 famílias. Produtos de higiene e alimentos estão sendo mantidos pelo governo municipal e/outras instituições. 

Questionado sobre como se sente ao enfrentar toda essa realidade, Auricélio Costa diz nem conseguir racionalizar tudo o que está vivendo.

"Perder tudo o que conquistamos é algo chocante. Para mim é como se a ficha nem tivesse caído ainda", frisou.

Quem também está passando por situação semelhante é o piauiense Zenóbio Valentim. Ele relata que há 14 anos reside na cidade de Canoas-RS e após perder tudo está se refugiando na casa de familiares na companhia de outras 19 pessoas.

"Essa semana que passou fomos atingidos com fortes chuvas, que atingiram todo nosso bairro. As casas foram tomadas por água até o teto. Estamos aqui no apartamento de familiares, na companhia de outras 20 pessoas. Fomos surpreendido com a água entrando enquanto estávamos dormindo, invadiu a cidade, de forma que todas as pessoas tiveram que sair de barco. Estamos aqui esperando que as águas baixem, para poder ver o que fazemos. Estamos precisando muito da sua ajuda", disse Zenóbio Valentim.

Doações

As famílias ouvidas pelo Cidadeverde.com/picos estão sobrevivendo esses dias a base de doações. Para quem deseja ajudar, foram disponibilizados contatos telefônicos para ajuda financeira. 

 

FONTE/CRÉDITOS: Cidade Verde
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!