O ex-coronel José Viriato Correia Lima foi internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), nesse domingo (12). Atualmente o ex-coronel cumpre o regime semiaberto na Unidade de Apoio Prisional (UAP), em Altos. O estado de saúde dele é considerado gravíssimo. Ele sofreu cardiopatia grave e falência renal.
Ainda não se sabe o que teria causado a internação do ex-coronel, ou detalhes do seu estado de saúde. Pessoas que estava no HUT fizeram fotos do coronel dormindo em uma maca num dos corredores do hospital.
Condenações
Correia Lima é apontado pela polícia como o chefe do crime organizado no Piauí. Ele está preso desde 1998, após receber diversas condenações.
Em 2015, Correia Lima foi condenado a 25 anos de prisão em regime fechado pela morte do professor e engenheiro José Ferreira Castelo Branco, conhecido como Castelinho. Além de Correia Lima, a esposa da vítima, também foi condenada. Os dois foram apontados como mandantes e autores intelectuais do assassinato, que ocorreu em 1999. Francisco Moreira, acusado de ser o executor, foi sentenciado a 23 anos em regime fechado.
Em 2013, o ex-coronel foi condenado a 23 anos de prisão em regime fechado pela morte do policial civil Evandro Safanelli. De acordo com a acusação, a motivação era o envolvimento do PM com uma filha adolescente de Correia Lima.
O júri entendeu que o ex-coronel foi o mandante do crime ocorrido em 1989. A sentença foi pronunciada pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos, da 2ª Vara Criminal de Parnaíba.
Fonte/Créditos: g1 Piauí
Créditos (Imagem de capa): Reprodução
Comentários: