Sempre gostei de posses acadêmicas. De ouvir as orações de saudação e recepção. De visitar a academia e participar das conferências que aí tem lugar. O ritual é emocionante ao postulante e a assembleia.
Ontem, 27 de abril em solenidade no velho casarão da Câmara Municipal, foi empossado o sr. Gean Medeiros, na Academia Campomaiorense de Artes, Ciências e Letras. A plenária Chico Caixeiro estava lotada, gente de todos os tipos e modos.
Antes do início da sessão houve apresentação do grupo de balé do Lar da Juventude, instituição fundada pelo postulante, seguido com o hino do Brasil e palavra do sr. Celson Chaves, presidente da academia para abrir o rito de posse.
Eleita a comissão, pegaram o novel na sala de meditação e trouxeram em cortejo solene ao recinto que acontecia o ritual. Gean, brilhava! Emocionado mais ainda ao ter sua entrada marcado ao som da Banda Lyra de Santo Antônio, executando o hino do Glorioso Patrono de Campo Maior. A comunidade desta freguesia o aplaudia todos de pé.
Quem o recebeu na academia foi o ilustre sr. Valdeci Cavalcante, que fez um discurso discorrendo sobre a vida do novo membro. A oração foi sóbria e precisa. A mesa de honra, estava o secretário de cultura e um representante do governador do Estado do Piauí, além de autoridades do legislativo.
Foi empossado, recebeu como um príncipe seu manto, sua carteira e seu diploma de membro efetivo daquele augusta instituição.
Gean, subiu a tribuna com segurança do que ia falar. A primeira frase de sua oração foi: A minha alma engradece ao Senhor, tirada do Magnificat de Nossa Senhora. Que coisa exata! E que belo! Pressenti que ouviria um bonito discurso – coisa rara nas nossas academias hoje em dia - agradeceu a seus pares, elevou a instituição do qual acabava de passar pelos umbrais, se referiu a nossa Campo Maior como “a Senhora do Norte” com tanto carinho que comoveu seus conterrâneos ali presentes. Quebrou o protocolo ao chamar um coral de crianças para cantar um hino a Monsenhor Mateus, patrono da cadeira que agora ocupa. Fez venha a esse sacerdote que tanto fez pela freguesia de Santo Antônio. Devia ter falado um pouco mais do último ocupante, mas certamente ele não deixará de fazer memoria na sua caminhada.
O mais jovem acadêmico da ACALE recebeu no final da solenidade medalha do Presidente da FECOMERCIO-PI, no grau cavaleiro. Justa homenagem ao Dom Bosco de Campo Maior, esse jovem com jeito de São Felipe Neri na terra dos Carnaubais.
Comentários: