Três homens cujas identidades não foram reveladas foram presos neste sábado (04) em Chapadinha, cidade de cerca de 80 mil habitantes no Leste do Maranhão, a 252 km de São Luís. Eles conduziam um caminhão boiadeiro com uma carga de 20 jumentos vivos.
De acordo com a Guarda Civil Municipal de Chapadinha, os homens detidos são piauienses, da cidade de Campo Maior, e os animais teriam sido capturados em comunidades rurais da região para serem abatidos. A carne seria para consumo humano, segundo a GCM.
Populares denunciaram o furto dos animais e o caminhão passou a ser monitorado pelas forças de segurança do município. Ao chegarem na cidade, o veículo foi abordado e o condutor e mais dois ocupantes foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Jumentos e seres humanos têm uma parceria de milhares de anos, sendo por muitos considerados como animais de estimação. Nos últimos anos, no entanto, esses animais têm sido abandonados às margens de rodovias pelo fato de terem deixado de ser úteis como animais de carga.
Comentários: